Imperatriz, Moto Club e Sampaio Corrêa terminam temporada 2019 em alta no futebol nacional

O futebol maranhense teve uma temporada de bons resultados no futebol, principalmente com o Sampaio Corrêa. Porém, não se pode esquecer também do Imperatriz e do Moto Club. As duas equipes ganharam destaque com a decisão do estadual e terminaram o ano com resultados aceitáveis nas divisões inferiores do Campeonato Brasileiro. Enquanto o rubro-negro foi bem na Série D, o colorado ficou próximo de garantir uma vaga na Série B de 2020. A expectativa, já olhando para a próxima temporada, é que os resultados sejam ainda melhores.

A campanha do Imperatriz no ano, logo após o título do Campeonato Maranhense, foi direcionada para a disputa da Série C. O time comandado por Paulinho Kobayashi iniciou o torneio acumulando bons resultados e, na fase de grupos, conseguiu somar 28 pontos para se garantir na terceira colocação e também segunda eliminatória. Destaque para vitória por 3 a 0 contra o rival Sampaio Corrêa.

Entretanto, o sonho de garantir uma vaga na Série B acabou contra o Juventude. Após segurar um empate sem gols no Estádio Frei Epifânio, a equipe acabou goleada por 4 a 0 no Rio Grande do Sul. Um resultado que sacramentou a eliminação do time como lembra o portal Globoesporte. Já o Moto Club, que foi o vice-campeão maranhense, teve dificuldades na disputa Série D, não conseguindo subir de divisão no complicado torneio nacional.

O Papão do Norte foi sorteado no grupo A3, junto com São Raimundo, Ypiranga e Atlético Roraima. A equipe não teve muitas dificuldades para vencer quatro jogos, empatar outros dois e avançar de fase invicto. Só que na rodada seguinte, em disputa contra o Floresta, a eliminação aconteceu. Derrota por 5 a 3 no agregado, com um revés de 2 a 0 jogando dentro casa. Um resultado sofrido para os torcedores rubro-negros.

Tricolor de Aço brilha

Enquanto o Imperatriz e o Moto Club ficaram no quase, o Sampaio Corrêa teve uma temporada de sucesso na Série C. O time foi vice-campeão do torneio e conseguiu garantir uma vaga na segunda divisão do Campeonato Brasileiro de 2020, mostrando que os prognósticos de futebol na Betfair para a temporada estavam mais do que certos. O tricolor sempre foi um dos favoritos para ficar com uma das quatro vagas de acesso.

No próximo ano, o futebol maranhense deve buscar resultados ainda melhores. O jornal O Imparcial confirmou a chegada do treinador Leandro Campos no Moto Club, já focando na disputa da Série D. A equipe colorada será um dos representante do estado na competição, com a segunda vaga ficando para o campeão da Copa FMF, que termina no início de dezembro.

O Imperatriz vai em busca de uma vaga na Série B, após bater na trave em 2019. Não é uma tarefa fácil, porém o desempenho nestes últimos meses mostra que é possível. O Campeonato Maranhense de 2020 deve servir de preparação para todos esses times, com uma disputa acirrada entre essas três equipes que estão virando protagonistas no estado e buscando cada vez mais espaço no futebol brasileiro.