Jogos eletrônicos ganham audiência e abrem oportunidade financeira para os esportes

O mundo dos esportes está sendo invadido pelos jogos eletrônicos. Seja no Maranhão, ou então em qualquer cidade brasileira, o número de fãs de jogadores ou torneios profissionais de eSports está aumentando. Além de ganhar espaço na internet, alguns canais esportivos já começaram a prestar atenção na força da audiência deste estilo de jogo. Em 2019, a expectativa é que ganhe cada vez mais espaço.

Se antigamente a discussão era se os jogos eletrônicos tinham espaço no universo dos esportes, atualmente a pergunta até onde eles podem chegar. Enquanto cerca de 75 milhões de brasileiros jogam algum tipo de game, quase 62% desse total é fã declarado de alguma categoria de eSports, segundo pesquisa realizada pela empresa estrangeira NewZoo.

Além disso, o Brasil é o terceiro maior país de audiência para os jogos eletrônicos. Apenas a China e os Estados Unidos conseguem públicos melhores. Ou seja, são números robustos e que não podem ser deixados de lado pelas emissoras. Algo que já está mudando no país, principalmente nos canais esportivos de TV a cabo.

Recentemente, o canal SporTV comemorou um ano de sucesso do e-SporTV, um setor da emissora totalmente dedicado aos games. Segundo a própria empresa, o canal atingiu até hoje mais de 7 milhões de pessoas, transmitindo quase 120 horas de programação dedicada, exclusivamente, aos jogos eletrônicos. Números que começam a desafiar, até mesmo, os canais tradicionais de futebol.

Fonte:Maranhão E-sport via Facebook

O estado do Maranhão não fica de fora desse crescimento. Desde 2013, a cidade de São Luís recebe o evento Maranhão eSport & Games, o MEGA. É uma feira dedicada, exclusivamente, aos diferentes jogos eletrônicos, com convidados de diferentes áreas deste universo gamer. O MEGA acontece no Rio Poty Hotel, na Avenida dos Holandeses, nos meses de junho ou julho. As datas de 2019 ainda serão confirmadas.

Empresas online ganham espaço

Esse crescimento dos jogos eletrônicos não gera benefícios apenas para o eSports. Algumas empresas de produtos online, ou então de tecnologia, estão quebrando a barreira digital e patrocinando até clubes de futebol. Recentemente, o Corinthians anunciou um acordo de R$ 5 milhões com a japonesa Konami, para estampar o jogo Pro Evolution Soccer na camiseta da equipe.

Fonte: SC Corinthians Paulista via Facebook

Outro setor em potencial são os portais de apostas online, que já movimentam cifras bilionárias no Brasil. Esse tipo de site tem ganhado usuários ao indicar quem são os favoritos nas grandes competições. A casa de aposta esportiva Betfair, por exemplo, já possui algumas previsões otimistas para os brasileiros sobre a Copa do Mundo de 2022. No dia 31 de janeiro, o Brasil está cotado como principal favorito, tendo 18,2% de chance de sair campeão no próximo Mundial.

O crescimento de usuários, em busca de dados e previsões, faz com que as empresas apostem cada vez mais no mercado brasileiro. A presença de portais de apostas no exterior, principalmente no futebol europeu, já e algo comum e recorrente.

A expectativa é que o estado do Maranhão, não apenas no futebol, mas também em outros esportes, se aproveite do interesse de novas empresas. Atualmente, o esporte maranhense busca, e aceita, qualquer tipo de apoio financeiro para crescer. O Sampaio Corrêa Futebol Clube já deu alguns sinais neste caminho, após acertar patrocínio com a empresa NET Brasil de internet. No entanto, ainda é um passo pequeno para o tanto que é possível explorar.